A Ordem DeMolay

 Jacques DeMolay

 Frank S. Land

 Louis Lower

 Paramentos

 Frank Marshall

 Brasão Demolay

 Bandeira DeMolay

 Fotos

 Downloads

 Literatura

 Livro de Visitas

 

Uma Breve Biografia de Jacques DeMolay

Conforme é relatado por vários historiadores e também por autores de livros famosos que tratam sobre o tema abordado;  Jacques Demolay nasceu em Vitrey, departamento de Houte Saone – França -  por volta de 1244. Pouco se sabe de sua infância e adolescência, sabe-se que era  filho da nobreza.  

Jacques Demolay ingressou na ordem dos templários aos 21 anos sendo forjado nos moldes da cavalaria e instruído pôr   uma rigorosa filosofia sócio-econômica que dominava na época do feudalismo.  Thomas Bernard era grão mestre da ordem dos templários na   época em que jacques Demolay ingressou . Em 1298  Jacques Demolay assumiu o cargo de   grão mestre da ordem dos templários fazendo com que seu nome fosse escrito e pronunciado pôr historiadores do mundo  inteiro. Demolay assumiu o cargo de grão mestre após a morte de seu antecessor Teobaldo Gaudini no mesmo ano ( 1298 ).  Jacques Demolay comandou um exército com cerca de 15000 soldados.

Porém,  Demolay assumiu o cargo numa época em que a situação na cristandade no oriente estava ruim. Os infiéis sarracenos haviam conquistado os cavaleiros das cruzadas, restando assim  a ordem dos templários e a ordem dos hospitaleiros .

Filipe IV “o belo” rei da França era amigo de Jacques Demolay. Um dos filhos do rei da França era afilhado de Demolay , ( Delfim Carlos, que mais tarde se chamaria Carlos IV “rei da França”  ); e mesmo com toda amizade, o rei da França  com  sua ganância tentou juntar a ordem dos templários e a ordem dos hospitaleiros,  pois sentiu que as duas ordens  formavam uma grande potência econômica; Filipe “o belo” tinha  interesse, porque sabia que a ordem dos templários, possuía várias propriedades e outros tipos de riqueza, doados pelos que um dia haviam recebido a ajuda dos templários em várias cruzadas pela Europa.

Sem obter o sucesso desejado, que era  de juntar as duas ordens e se transformar em líder absoluto, o rei da França arma um  plano para acabar com a ordem dos templários, usando um nobre francês de nome Esquin de Floyran, como missão denegrir a imagem dos templários e de seu grão mestre Jacques Demolay, e como recompensa receberia terras e pertencentes dos templários.

Em 1307, Jacques Demolay foi a paris para o funeral de uma princesa da casa real francesa e a noite foi repousar em um  castelo de propriedade do templário. Este castelo ficava  perto do castelo do rei Filipe que pôs  seu plano em ação.  Jacques Demolay é preso na madrugada de 12 de outubro para 13 de outubro, pelo chefe da guarda real Guilherme de Nogaret que  era também um de seus conselheiros. Jacques Demolay havia ido a França com poucos homens ( 60 templários ) que na maioria eram nobres.

E logo ao nascer do sol, os corneteiros do rei chamaram a atenção do povo para que todos soubessem a razão deste golpe de força contra “ os inimigos da França e dos franceses ” , mas ninguém naturalmente acreditou. Os motivos dessa traição eram óbvios: cobiça de dinheiro, medo de uma ordem poderosa e a vingança do rei da França que fora impedido de entrar na ordem.

O grão mestre e todos os templários foram torturados e forçados a confessar os procedimentos que o rei queria ouvir, quando no 11 de março o grão mestre solicitou ser ouvido.  Quando os inquisidores pensaram que iriam ouvir Jacques Demolay implorar por perdão, o grão mestre declarou que tudo lhe tinha sido extorquido à força, pela santa inquisição, através de tormentos e que não temia a morte. Estas palavras atingiram diretamente o rei, que dois dias depois pronunciou a sentença de condenação de Jacques Demolay , "morrer na fogueira ”.

Então no dia 18 de março de 1314, Jacques Demolay , aos 70 anos, foi levado ao local onde seria queimado   ( em frente a catedral de Notre Dame) juntamente com outro fiel cavaleiro Guy D’auvergnie; e perante aos olhos da multidão, Jacques Demolay despiu-se; o grão mestre seria queimado amarrado em uma coluna cercado de troncos combustíveis, mas seu manto permaneceria intacto.

Um homem com capuz negro curva-se e lança o fogo a lenha, que rapidamente se inflama e se converte em chamas infinitas. A multidão não aplaude: ao contrário, murmura e põe-se de joelhos no chão, e neste momento trágico se escuta uma voz,  a voz do 22° grão mestre dos templários que grita:

    “ intimo o rei e o papa a comparecerem perante o tribunal de deus, no prazo de um ano. Deus tende piedade de mim ! ”

O fascinante é que sua maldição concretizou-se, morrendo primeiro  o papa Clemente V, logo em  seguida o chefe da guarda e conselheiro real Guilherme de Nogaret e no dia 27 de novembro de 1314 morre o rei Filipe aos  46 anos de idade.

Os sinos da catedral de Notre Dame ainda tocavam, e Jaques Demolay e Guy D’Auvergnie sendo queimados vivos, numa pequena ilha do rio sena, destemidos até o fim.

Apesar do corpo de Jacques Demolay ter perecido naquele dia, o espírito e as virtudes desse homem, para quem a Ordem Demolay foi denominada, viverão para sempre!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Contato